Gestão

ERP: vantagens, desvantagens e como escolher

By janeiro 28, 2021outubro 4th, 2021No Comments

Vantagens do ERP
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:

Qualidade e eficácia
Redução de custos
Agilidade empresarial
Eliminar o uso de interfaces manuais
Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
Otimizar o processo de tomada de decisão
Eliminar a redundância de atividades
Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
Reduzir as incertezas do Lead time
Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa
Reduzir o tempo dos processos gerenciais
Redução de estoque;
Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
Melhor controle das operações da empresa;
Melhoria de Infra estrutura de Hardware;
Aprendizado em TI;
Adequação ao cumprimento das legislações federais, estaduais e municipais vigentes;
Redução dos custos de operação e do tempo de treinamento de novos funcionários;


Desvantagens do ERP
Praticamente, na maioria dos casos os gestores subestimam a complexidade do planejamento, desenvolvimento e treinamento necessário para utilizar o novo sistema ERP, que altera radicalmente os processos empresariais e sistemas de informação nos negócios.

Algumas das desvantagens da implementação de um ERP em uma empresa são

A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
Dependência do fornecedor do pacote;
Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;
Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho;
Inserção de dados não confiáveis, quando é necessário o fornecimento de informações pelo usuário;
Dificuldade de repasse da cultura Organizacional aos funcionários;
O seu fornecedor pode descontinuar a sua versão de ERP sem aviso prévio;


Fatores críticos de sucesso
Segundo uma pesquisa Chaos e Unfinished Voyages (1995) os principais fatores críticos de sucesso para um projeto de implantação de um ERP são:

Envolvimento dos usuários
Apoio da direção
Definição clara de necessidades
Planejamento adequado
Expectativas realistas
Marcos intermediários
Equipe competente
Comprometimento
Visão e objetivos claros
Equipe dedicada
Infraestrutura adequada
Constante qualificação da equipe usuária
Presença de consultoria externa;


Custos do Sistema ERP
A implementação do sistema ERP é comparável a um transplante de cérebro. Desativamos todas as aplicações da companhia e passamos a utilizar o software de uma empresa especializada em sistemas gerenciais para empresas. O risco, evidentemente, seria a interrupção das atividades da empresa, porque se o ERP não for implementado corretamente, com certeza você acabará matando a companhia (Jim Prevo, Ceo da Green Mountain Coffee).

Embora as vantagens sejam muitas, os custos e riscos também são consideráveis. Os custos de hardware e software são uma pequena parte dos custos totais, e que os custos de desenvolvimento de novos processos empresariais (reengenharia) e de preparação dos funcionários para a utilização do novo sistema (treinamento e gestão das mudanças) compõem a maior parte da implementação de um novo sistema ERP. A conversão de dados do antigo[14] sistema legado para o novo sistema ERP interfuncional é outra grande categoria dos custos de implementação do ERP. Os custos e riscos de fracasso da implementação de um novo sistema ERP são significativos. A maioria das companhias tem tido sucesso na implementação de ERP, no entanto, uma minoria razoável de empresas sofre fracassos estrondosos e danosos para a companhia como um todo. Grandes perdas de receita, lucros e participação de mercado ocorrem quando os processos empresariais básicos ou os sistemas de informação falham ou não funcionam corretamente. Em muitos casos, pedidos e entregas são perdidos, mudanças no estoque não registradas corretamente, e falta de ítens, por semanas ou até meses, é causada pela imprecisão dos níveis de estoque. Companhias como Hershey Foods, Nike, A-DEC e Connecticut General arcaram prejuízos que, em alguns casos, chegaram a centenas de milhões de dólares. Há algumas questões-chaves para assegurar que uma organização receba o valor do negócio de um ERP que devem ser examinadas antes da implementação de um projeto de ERP. Primeiro, é necessário pesquisar diferentes fornecedores de ERP e selecionar o fornecedor que atende as necessidades da empresa de forma mais eficiente. Segundo, as organizações precisam reestruturar os processos para que possam otimizar seus processos de negócio, antes ou conjuntamente com os processos de desenvolvimento do sistema ERP. (TURBAN et al 2010, p. 340)

Existem diferentes maneiras de implementação e níveis de orçamento para os projetos , de acordo com pesquisas realizadas por Koch,Slater e Baatz (1999), diversos custos poderão não ser bem estimados , um deles é o Custo com Horas de Consultoria que quando não planejados pelos usuários tornam-se extremamente difíceis de estimar. Para evitar este tipo de problema as empresas devem estabelecer medidas no contrato dos consultores que obrigue o aporte de conhecimento a um número determinado de pessoas internas da empresa para que se tornem multiplicadores dentro do projeto como um todo.[15]

Custos típicos na implementação de um novo sistema ERP:

Reengenharia 40%
Conversão de dados 20%
Treinamento e gestão de mudanças 15%
Software 15%
Hardware 10%
Custos para a pequena empresa

Com o crescimento dos ERPs nas pequenas empresas além dos custos iniciais acima existem outros para aqueles que não possuem nenhum outro tipo de ERP instalado como o de infra-estrutura onde é necessário realizar modificações físicas nos locais para instalação de cabeamento de redes, pontos wifi e rede elétrica para comportar os equipamentos necessários para a operação de toda a solução.

Alternativa ao sistemas ERP tradicionais: Sistema ERP Online

Existem outros tipos de ERP, além dos citados. O tipo mais moderno que está sendo utilizado atualmente é o ERP online (em nuvem).

Um ERP online é um software do tipo Saas (software como serviço).

Hoje em dia o ERP Online esta aos poucos substituindo os ERPs mais antigos, do tipo desktop, que são aqueles que instalamos em nosso computador.

Para utilizar um ERP online você precisa apenas uma conexão com a internet e uma conta no sistema do fornecedor de sua preferência.

Vantagens do ERP online:

Custo mais baixo
Infra-estrutura e tecnologia inclusa, você se preocupa apenas em gerenciar seu negócio
Muitas vezes não possui custo de implantação apenas mensalidade
Acesso de qualquer lugar, basta uma conexão com a internet
Possuem mais recursos e integrações com diversas outras plataformas web
Mais intuitivo, moderno e fácil de usar
Acesso através de smartphones e tablets

Open chat